domingo, 1 de julho de 2007

Tendas africanas

A África é um extenso continente com diversos tipos de "povos" em seu território, por isso há uma grande diversidade de tendas e moradias que são utilizadas. Desta forma vou me ater nas moradias dos povos nômades, que é mais adequado a idéia de arquitetura efêmera.
Os Tuaregs são um importante povo nômade do nordeste da áfrica, que tem como principal fonte de subsistência o comércio de sal através do Saara. É importante destacar neste grupo étnico a importância que tem a mulher, pois é ela a encarregada da montagem e de toda a logística que envolve os cuidados com a habitação temporal, deixando o homem com a atividade pastoril e de travessia das caravanas através do deserto. A maioria das habitações Tuaregs são feitas por uma trama curva de cana recoberta por peles de cabra ou esteiras de fibra de palma, sendo facilmente desmontadas e transportadas em camelos. Este tipo de construção é utilizada de forma parecida por povos seminômades alojados na região de Namaqualand, África do Sul. Habitações estas feitas com esteiras de junco dispostas sobre um armação de cana, que a sustenta, gozando assim da mesma praticidade de transporte.


Tenda Fulani no Oeste da África.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola , venho desenvolvendo estudos acerca do tema membranas, arquitetura textil e a relacao destas estruturas contemporaneas com as formas antigas desenvolvidas pelos povos nomades.
muito interessante sua coletanea de documentos e informacoes presentes no seu blog.
Se quiser poderiamos discutir um pouco mais sobre o assunto.
até,
Ronald