segunda-feira, 2 de julho de 2007

A fronteira final

Quatro estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE receberam a Menção Honrosa na Competição Internacional de Arquitetura Estruturas Efêmeras na Cidade de Atenas (Ephemeral Structures in the City of Athens). Os universitários, únicos representantes da América Latina na premiação, participaram com o projeto Labirinto Efêmero?! Lazer Virtual!! (Ephemeral Labyrinth?! Immaterial Leisure!!), uma proposta de reflexão sobre o lazer nas cidades contemporâneas.

Painel Submetido ao Concurso

O projeto dos estudantes, que receberam 1.200 euros como prêmio em dinheiro, consiste em um labirinto virtual formado por uma plataforma e alguns projetores de luz instalados em canaletas abaixo dela. A função dos projetores, alimentados por energia solar, é formar paredes de luz em que serão exibidos vídeos, acompanhados por sons, com manifestações de diversas culturas. As paredes de luz gerarão labirintos a partir da interação com as pessoas e estarão em constante mudança, assim como os sons.

Esquema de funcionamento do labirinto
Segundo Diogo Dias, um dos alunos responsáveis pelo projeto, um das características responsáveis pela efemeridade da estrutura é sua capacidade de ser desmontável, o que permite que ela seja instalada em todas as cidades que abrigarão os Jogos Olímpicos

Vistas internas do labirinto virtual em diferentes horários com as projeções de vídeos sendo executadas

Nenhum comentário: