segunda-feira, 2 de julho de 2007

Estruturas de membranas tensionadas

Em termos de funções arquitetônicas a origem das estruturas de membrana tensionadas se encontra nas tendas e nos toldos tradicionais. Tendas de dimensões consideráveis e de certa sofisticação remontam a pelo menos dois mil anos. Reconhece-se por meio de representações e descrições arquitetônicas muitos teatros e anfiteatros romanos que eram feitos de velaria produzida a partir de linhas de tecido.As tendas feitas de peles de animais ou materiais tramados foram usadas ao longo da história e têm sido utilizadas pelo mundo inteiro, particularmente em sociedades nômades que necessitam de coberturas portáteis. Exemplos de tendas passadas incluem as tribos nativas americanas, os abrigos mongóis, a "black tent" utilizada pelos povos nômades no Saara, Arábia e Irã.
Estas estruturas, a maioria temporária e desmontável, tiveram influência no desenvolvimento subseqüente da arquitetura. Elas ofereceram uma combinação de estruturas limpas e atração estética. As formas onduladas freqüentemente lembrando fenômenos naturais, como ondas, nuvens ou montanhas com topos cobertos de neve, vêm como uma origem de inspiração para muitas gerações de projetistas, que procuram por formas arquitetônicas baseadas em princípios fundamentais e orgânicos.
Os tecidos disponíveis para Frei Otto permitiam somente dimensões limitadas de estruturas com curta expectativa de vida. Hoje, como resultado de avanços técnicos na tecnologia têxtil, há exemplos de construções de dimensões impressionantes, com excelente resistência a incêndio e com expectativas de vida de vinte e cinco anos ou mais.
As estruturas efêmeras levantadas apenas para fins de eventos têm um quê de ecologicamente responsáveis. Se pensarmos que é uma estrutura levantada a tempo de um certo evento, durando apenas o tempo que for necessária, e frequentemente sendo reutilizada para o mesmo ou outros meios. A arquitetura efêmera tem estado cada vez mais em evidência e grandes nomes da arquitetura já se aventuraram nessa área, e mesmo tendo data para nascer e morrer, estes projetos vem evoluindo muito no que diz respeito à estética. São bons profissionais utilizando os materiais mais inovadores e colocando a efemeridade no atual vocabulário arquitetônico.
Estruturas de membrana tensionadas são construções que possuem características diferentes das construções usuais. São estas peculiaridades que fazem com que muitos arquitetos atualmente a tomem como alternativa. Apesar de existirem várias estruturas deste tipo de concepção permanente, os desmontáveis já possuem uma fatia do mercado. Os investidores têm percebido a importância de se deslocar até onde o público está, seja por questões geográficas ou por questões sazonais. Principalmente as construções para entretenimento têm adotado este partido e seus proprietários têm percebido seus benefícios, pois elas atraem o público com um diferencial, uma imagem arquitetônica belíssima. Implícitos na desmontabilidade se encontram conceitos importantíssimos atualmente como flexibilidade e reciclabilidade.


Aeroporto Haj Terminal em Jeddah, Arábia Saudita, 1981.

Nenhum comentário: