sexta-feira, 6 de julho de 2007

Alguns projetos dos achigram ligados à arquitetura efêmera

Cushile ,1966-1967


É um estudo de morada móvel. Ela foi feita por Mike Webb. A cushile era mais compacta que a living pod. Ela é uma morada provisória ideal para quem trabalha em serviços de entidades de pesquisa, proteção e desenvolvimento ambiental em floretas de difícil acesso e imprescindível para aquele que precisa explorar desertos. Dobrável e desdobrável ela pode ser levada pelo viajante de carro e até mesmo a pé, com o mínimo de esforço. Ela é constituída basicamente por duas partes principais: o chassi e o envoltório. O chassi é feito de armaduras infláveis e desdobráveis que servem para estrutura-lo. Já o envoltório é uma casca feita de lona especial que funciona como uma tela de proteção. Os dois se encontram juntos. Quando desdobrados encontra-se um assento reclinável que pode ser inflado. Junto com o cushile o viajante pode levar diversos acessórios, para se comunicar e se divertir.

Walking City ,1964


A Walking City ou Cidade Andante, feita por ron Herron, é uma arquitetura sem fundações e raízes. Ela é constituída por diversos containers com pernas tubulares que se deslocam pelo solo e, até mesmo, pela água. Uma cidade sem local fixo, uma mistura de nave espacial com submarino. A sua forma derivou de uma mistura entre inseto e máquina. Ela, de fato, por ser bastante complexa, era uma proposta que dificilmente seria construída.




Instant City ,1968

Esse projeto foi lançado com o apoio financeiro do Graham Fondation for Advanced Studies in Art de Chicago. O projeto propunha uma espécie de arquitetura móvel que ofereceria uma série de eventos e de informações culturais que seriam levadas as cidades distantes das metrópoles. Uma espécie de circo coberto por lonas, erguidas por balões , levando entretenimento, e tal como o circo surgiria do nada e depois desapareceria.
Uma complementação da cidade, que supriria e traria novas atividades para a pequena cidade, integrando-se a ela. Ela, portanto, funcionaria como um sistema complementar, articulador e dinamizador de todo o processo urbano.

Nenhum comentário: